O Proença Cross Trail é um projecto em contínuo. Já tem oito edições e nos últimos dois temos tido um trabalho específico.

Um trabalho que, objetivamente, pretende dotar Proença-a-Nova de uma valência no Trail Run, capaz de trazer qualidade a um treino e ou competição. Não esquecemos o factor “maraturístico”, até porque nem todos correm para treinar ou competir.

É a pensar em todos, sem conseguir, naturalmente, agradar a todos que desenhámos aquela que será a “pista” de trail e do Proença Cross Trail. Um percurso para já linear, mas que no futuro se ligará de forma a conseguirmos paisagem, exigência técnica, desnível e boas velocidades de progressão. Em resumo, um estilo bem ao estilo daquilo que é feito num campeonato do mundo de Trail Running.

A ITRA, International Trail Running Association, que regula o Trail mundial analisou os percursos e avaliou-os dentro daquilo que era a nossa expectativa e objectivos acima citados. Temos dois percursos, para o Proença Cross Trail Series 150 da ATRP, que se sobrepõem, mas com avaliações na “dificuldade de Montanha” e nos índices de tempo de finalização que nos fazem acreditar ainda mais neste projecto.

O índice de dificuldade montanha na distância Trail é 7 e no Ultra Trail é 6. Note-se que o máximo é 12. Torna-se relevante esta avaliação porque não estamos numa zona de montanha e onde a cota mais alta não chega aos 900 metros. Mesmo com essa dificuldade conseguimos traçar algo que não compromete a sensação de que estamos a avançar para a meta. Não temos subidas porque sim, descidas porque nos apetece, nem as duas coisas só para conquistar alguns metros ao desnível positivo.
Este percurso, na sua quase totalidade, foi em 2018 o escolhido para a Taça de Portugal que brilhantemente foi vencida pela Sara Brito e o Luís Semedo.

Trail Curto | 10 Março

No dia 10, domingo, quem quiser experimentar o Trail, ou quer correr de novo mas de forma mais descontraída, tem uma distância de 18 km. São os últimos 18 das distâncias do dia anterior. Uma experiência nova, uma experiência de continuidade ou alguma coisa para preencher a manhã de domingo para quem correu e passa o fim de semana em Proença-a-Nova.

As inscrições estão abertas aqui