Tiago Romão foi vencedor da Taça de Portugal de Ultra Trail 2017 em Vila de Rei

A corrida faz parte da vida de Tiago desde os seus 12 anos em que começou por praticar Orientação. Depois, com o passar do tempo foi se aventurando em algumas provas de Atletismo, e em 2016 realizou a sua primeira aventura no Trail Running. “Inicialmente entrei no Trail Running apenas como forma de realizar treinos longos para a Orientação, que era a minha prioridade em termos desportivos. Mas acabei por envolver-me cada vez mais na modalidade, e dado o meu gosto pela prática de desportos ao ar livre, tornei-me praticante assíduo de Trail Running de uma forma muito natural”.

Após iniciado o percurso no mundo da corrida Tiago Romão foi conquistando vários destaques “15 participações em Campeonatos do Mundo e da Europa em representação de Portugal, 19 vezes Campeão Nacional de Orientação Pedestre nos diversos escalões, 14º lugar no Campeonato do Mundo de Orientação de Juniores (2009) e um 35º lugar no meu 1º Campeonato do Mundo de Trail Running em 2017”.

A possibilidade de representar, pela primeira vez, a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Ultra Trail em 2017 deveu-se ao facto de Tiago Romão ter vencido a Taça de Portugal de Ultra Trail 2017 em Vila de Rei. Para ele a vitória foi um momento especial, de muita alegria e emoção e teve ainda maior importância por ser logo no seu primeiro ano dedicado a provas do Campeonato Nacional. “Vencer, para mim, não é uma obsessão! Mas é algo que acaba por ser o lado visível da dedicação diária e de todo o processo de treino. A vitória indica-nos que estamos a fazer as coisas bem”.
Da Taça de Portugal de Ultra Trail 2017 Tiago recorda também o “respeito e disputa durante toda a prova com o David Quelhas, e a presença da minha família no terreno, apoiando-me durante a prova”.